quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Cheiro de Cristo



Leitura do texto de Atos 8.26-40

"E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia".
- * -
Quando lemos essa escritura podemos pensar muitas coisas e tirar diversas lições para nossa vida, porém, quer compartilhar algo que me foi ensinado no último final de semana, de forma simples, rápida e profunda!
Devemos ter o CHEIRO de Jesus em nós. Filipe cheirava à Cristo. Filipe cheirava SALVAÇÃO!
Jesus veio ao mundo como homem, porém, sempre foi 100% Deus também, ou seja, Ele era a mistura entre o Divino e o Humano. Precisamos ser essa mistura, ter o Eterno dentro de nós e alcançarmos as pessoas através do nosso sorriso, abraço, confiança, oração e visita.
Filipe, ao ser conduzido pelo Anjo do Senhor, chega àquele eunuco e só pergunta se ele estava entendendo o que estava lendo. O eunuco, que já devia estar fritando os miolos, diz que não, e pede que Filipe o ajude. Foi nessa hora que Filipe, através de uma pequena passagem, ANUNCIA JESUS! Aleluia!
Filipe anunciou a salvação. Filipe exalou o bom perfume de Cristo.
E o eunuco? Ele sentiu o bom perfume, por isso que após a leitura e explicação, ele pede que Filipe o batize, pois em seu coração, havia aceitado esse Jesus Cristo que liberta, transforma e salva!
“Jesus descia ao nível dos pecadores, fala com eles, pegava cada um e os arrastava para cima, para Seu Reino!”
Que possamos, assim como Filipe e Jesus, nos aproximar das pessoas e leva-las para mais perto do Reino e do Amor do Pai.
Boa semana.
Nelisa Brito
Inter-Colunista às Quartas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dependência...



Toda Terça Feira, às 20h, na Igreja Metodista em Santa Bárbara d’Oeste/SP, nos reunimos no Grupo de Oração e no mês de Fevereiro temos falado sobre DEPENDÊNCIA.
Você já parou para pensar na sua dependência nas pessoas, em Deus, no dinheiro, no amor, na paz, nas bênçãos, ou nas tristezas? Pois bem, nós, seres humanos, somos dependentes de muitas coisas, eu mesmo sou dependente de ÁGUA! Bebo facilmente 3litros por dia, porém, há 8 anos atrás, precisei apender a viver sem muita água, pois não conseguia beber com a mesma frequência.
Mas hoje quero falar com você sobre a dependência de Jesus, vamos ler:
“Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. - Mateus 26:36-42
Esse texto é muito forte e pesado, é momentos antes de Jesus ser traído e tudo mais. Mas aqui podemos ver o quanto Jesus dependia do Pai para tudo. Ele diz que sua alma está triste até a morte, pede que Deus passe esse cálice, essa tarefa, e até aqui nós podemos nos colocar na situação de Jesus e entender a angústia dele, ele seria entregue para morrer em uma CRUZ!
Jesus, sendo homem, sempre foi Deus, por isso sabia, desde sempre, o que Ele teria que enfrentar, sabia da dor, da humilhação e não esperava nada a mais e nada a menos do que realmente iria acontecer, e nós? Nós sofremos por antecedência por algo que nem sabemos como vai ser, não é mesmo? Hehehe
Jesus mostra aqui sua dependência tanto da ajuda, do cuidado e também, do consolo do Pai, Ele nos mostra que, mesmo sabendo do que estava por vir, Ele confiava na vontade do Pai.
F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!
Jesus, mesmo sendo Deus, dependia da vontade do Pai.
Nós, meros seres humanos, achamos que sabemos como lidar com as situações da vida e como conduzir essa vida sem a ajuda e orientação do Pai.
PA-RA-BÉNS seres humanos! (palmas)
Que essa semana possamos pensar, refletir e apresentar nossas vidas diante do Senhor e pedir que Ele, com a ajuda do Seu Santo Espírito, nos ajude a ser cada dia mais DEPENDENTES do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Afim de que possamos glorificar o nome de Deus em tudo o que fizermos.
Bjos

Nelisa Brito
InterColunista às Quartas


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O Deus de gente improvável









Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".


Você já percebeu com a bíblia tem uma historia para cada situação que vivemos? E que também ela tem uma resposta para cada desculpa que nós damos? Mas vemos que Deus não se importa com as picuinhas que falamos para não cumprir os propósitos que Ele tem em nossas vidas. 
Gideão era um cara que realmente não chamaria a tenção de ninguém. Primeiro porque é notável que ele era uma pessoa insegura e segundo porque pertencia a menor das 12 tribos de Israel. Mas como Deus pega uma pessoa com essas dificuldades e o torna um dos personagens mais importantes da história? Destaco 3 pontos importantes que Deus faz com que uma pessoal improvável se torne um grande instrumento em suas mãos:


  • O Senhor nos vê alem do que enxergamos - Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro". Se você reparar no versículo anterior, o anjo do Senhor encontrou Gideão malhando trigo em um tanque de prensar uvas e se perguntar: como Deus vê uma pessoa malhando trigo como um guerreiro? Um guerreiro de verdade faria isso? Então devemos nos lembrar de Jeremias 29:11 onde diz que Ele sabe os pensamentos que tem sobre nós e que são pensamentos de paz e não de mal. Esse pensamento que Deus tem sobre nós faz com que nossa visão se torne como a Dele e nos encoraja a seguir seus planos.
  • O Senhor manda você ir com está - 
    O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
     . 
     Como uma pessoa insegura poderia libertar um povo? Com que força? Ás vezes nos perguntamos com que capacidade vamos fazer uma tarefa que Deus delegou e o nosso erro é achar que iremos fazer com a força do nosso braço. Essa força que Deus diz é a sua graça! Veja o que diz 2 Corintios 12: 8-10 "Três vezes roquei ao Senhor que o tirasse de mim.

    Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
    Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte." É na fraqueza que a glórias de Deus é manifesta e seu nome é glorificado. Vá com medo ou sem medo, pois Ele o manda ir como está!
  • O Senhor coloca as pessoas certas ao seu lado - E o Senhor disse a Gideão: "Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou,
    anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade". Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.
    Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: "Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá".
    Assim Gideão levou os homens à beira d’água, e o Senhor lhe disse: "Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber".
    O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.
    O Senhor disse a Gideão: "Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens". Juízes 7:2-7
         Deus não se importante com quantidade. Deus levanta as pessoas certas para nos      orientar em momentos de duvidas e de oração em momentos de luta. A palavra diz que onde estiverem 2 ou 3 reunidos em seu nome ali Ele estará. Gideão acreditou naquilo que Deus estava preparando e foi abençoado.

         Apesar de sua insegurança, Gideão enfrentou seus medos e ouviu ao Senhor e cumpriu o seu propósito. Não é errado ter medo ou duvida, mas temos que levá-los a Deus e entregar aos seus pés tudo isso que nos prende assim como Gideão fez. Que possamos entender que apesar de nossas imperfeiçoes, Deus quer nos usar assim mesmo pois Ele é o Deus de gente improvável!

Que Deus os abençoe!

Leandro Moura
InterColunista às Terças



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Em direção a Jesus



“...Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. Eles perguntaram: Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.”
Mateus 2. 1-2


Uma das passagens da Bíblia que sempre me chamou à atenção é o momento em que os magos citados no texto de Mateus 2.1-12 seguem a estrela até o encontro com Jesus.
Aqueles homens saíram de sua cidade seguindo uma estrela que os levaria àquele que seria o Rei dos Judeus. Eram homens da ciência, inteligentes e com certeza com muitos afazeres, mas ainda assim deixaram tudo e seguiram em uma jornada que deve ter durado dias e noites. No caminho ainda encontram o rei Herodes, que ao saber do destino dos magos, tenta descobrir onde nasceria esse futuro rei, mas as suas intenções não eram boas.
Você pode estar se perguntando agora aonde eu quero chegar com toda esta história. Pois bem. Aqueles homens mesmo tendo todo o conhecimento que tinham sobre a ciência, sobre os astros e sobre muitas outras coisas que a bíblia não conta, estavam sensíveis às orientações de Deus a respeito daquele que seria a redenção da humanidade. O sinal que Deus usou com eles era algo do cotidiano deles, uma “simples estrela” e eles a seguiram, se movimentaram em direção a Jesus. As convicções daqueles homens não os fizeram parar. Eles sabiam para onde estavam indo, e as distrações do caminho ( o encontro com Herodes e os demais líderes) não os fizeram voltar atrás. E ao encontrar com Jesus lhes entregaram o que era mais valioso, o ouro, o incenso e a mirra era o que havia de mais valioso naquela época, e eles não hesitaram em entregar.
Consegue perceber a movimentação que existe neste texto? Para se ter um encontro com Jesus é preciso movimento, a disposição em caminhar na Sua direção deve ser nutrida diariamente e os obstáculos que irão surgir não devem nos amedrontar, mas sim nos deixar atentos aos que caminhos que estamos trilhando. Deus pode usar coisas do nosso cotidiano para nos colocar em movimento na direção de Jesus.
E uma vez tendo-o encontrado, a entrega acontece de forma natural, o desprendimento de coisas que julgamos tão valiosas não dói nem entristece por que sabemos que a partir do encontro com Jesus percebemos o que tem real valor.
Você tem se movimentado em direção a Jesus? Não fique esperando o tempo passar, aproveite as oportunidades que surgem no seu dia a dia e corra em direção a Ele!
Pense nisso, ainda há tempo!


Shirley Assis
InterColunista às Quintas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Coragem para ir além!



Leia Juizes 4. 1 - 24
O povo de Israel novamente faz algo que desagradou a Deus, por isso Ele deixou que eles fossem dominados por Jabim, Rei de Canaã. Durante 2 anos esse rei maltratou o povo de Israel sem dó, nem piedade. Só então que o povo de Israel pediu socorro a Deus.
Débora era profetisa e juíza naquele tempo, mandou chamar a Baraque e o repreendeu, pois Deus havia mandado que ele fosse à guerra, porém, Baraque disse que só iria se Débora fosse com ele. Débora foi desafiada! Nunca antes uma mulher havia à batalha, ao contrário dos homens que sempre estiveram nesse meio.
E disse ela (Débora): Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes”. - Juízes 4:9
Diferente de Baraque, Débora confiava plenamente e inteiramente em Deus e se Ele tinha dito que eles venceriam, então a vitória era certa! Ela poderia simplesmente acusar Baraque de não cumprir o seu papel e julgá-lo, mas ela não agiu assim. Débora foi ALÉM! Ela foi pra guerra!
E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque”. - Juízes 4:15
Desafio = Coragem para ir além!
Na maioria das vezes somos desafiados a irmos além, não que seremos desobedientes se não formos, mas é quando estamos no limite é que temos os GRANDES ENCONTROS com Deus e é ai que Ele nos leva ALÉM!
ALÉM das nossas forças. ALÉM das nossas capacidades. ALÉM do que queremos. ALÉM do que imaginamos. Muito, muito ALÉM!
Deus tem muito mais para você!
Você só precisa confiar, acreditar e ter coragem de ir ALÉM!
Aceite os desafios!

Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Compartilhar Sonhos

Compartilhar Sonhos

Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito.” Neemias 2:17-18

Creio que quando Neemias soube da notícia que os muros da cidade tinham sido destruídos seu coração não se encheu só de tristeza, mas também de sonhos e desejo de ver a situação do povo e a cidade transformadas. Neemias não fez nada por si só, a começar por sua ida a Jerusalém. Para que a viajem acontecesse o Rei Atarxerxes precisou liberar Neemias das suas funções no palácio, e lhe conceder cartas para os governantes do Trans-Eufrates para que o deixassem passar até chegar a Judá. E também envio uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que lhe fornece madeira para a reconstrução.
Chegando a Jerusalém, Neemias guardou o sonho em seu coração por um tempo. Até mesmo porque ele precisava saber de fato qual era a situação da cidade (Ne 2:12). Depois disso, Neemias compartilhou o que ardia em seu coração e como Deus o conduziu até ali. As pessoas começaram a sonhar com Neemias e dispuseram do seu tempo e trabalho para que a cidade fosse reconstruída.
Tudo aquilo que vamos concretizar, seja a nível ministerial ou não, começará com sonhos, seja ele grande ou um simples pensamento. Vejo através da vida de Neemias, que no momento certo sonhos devem ser compartilhados para que outras pessoas tenham o prazer e privilégio de participar de algo que nasceu no coração de Deus.
Penso que algumas vezes os sonhos não “saem do papel” porque temos medo de fracassar ou por achar que podemos fazer sozinhos. Desde o inicio Deus nos chama para sermos corpo (Rm 12:4-5), isto inclui o compartilhar dos sonhos, pois cada um tem dons e habilidades diferentes para fazer o sonho se tornar real. Portanto, compartilhe seus sonhos e sonhe junto com aqueles(as) que Deus colocou no seu caminho. 

Que Deus continue abençoando muito sua vida!

            Dani
      InterColunista

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Começar de Novo




Um amor que nos permite começar de novo. É nisso que eu penso quando leio o texto abaixo:

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

 Durante a nossa caminhada, principalmente depois que passamos a ter responsabilidades com nossas escolhas, chegamos ao ponto de desistir de algumas coisas para manter outras ou simplesmente voltar à estaca zero pra começar de novo e ver se vai funcionar do jeito que a gente quer.
 E você, como se sente tendo que começar novamente, ou pela milésima vez? Qual a sensação em ter que recomeçar?
 Recomeçar nem sempre é sinônimo de fracasso e muitas vezes, mesmo sem querer, somos desafiados a começar de novo, reconstruir, reiniciar. Não por ter dado errado, mas por saber que precisa ser diferente.
 No começo do capítulo 3 do livro de João vemos o encontro de Nicodemos com Jesus, onde lhe é apresentado o novo nascimento, a mudança do caminho, um novo objetivo de vida, uma nova forma de caminhar. Nicodemos era um homem importante na época, um mestre da lei para os judeus, uma autoridade reconhecida na comunidade judaica, com isso supomos que era um homem inteligente... mas ainda assim não compreendeu as palavras de Jesus sobre o novo nascimento, a salvação. Um homem que, na calada da noite, foi ao encontro daquilo que ainda lhe faltava.
Jesus apresenta a Nicodemos a oportunidade de viver intensamente o relacionamento com Deus, mas o seu entendimento sobre novo nascimento ficou limitado a uma percepção natural da ação do Espírito Santo. De fato não é possível retornar a barriga da mãe... (versículo 4). Jesus falava do sobrenatural. É aí que surgem os desafios, tanto para Nicodemos quanto para nós. O primeiro é muitas vezes tentamos entender as orientações, respostas ou ações de Deus de forma natural e esquecemos que Ele também se revela no sobrenatural e que é a comunhão estabelecida com Ele que vai abrir nossos olhos e ouvidos para essa compreensão. O segundo desafio é ter à sua frente uma oportunidade de mudança de vida e saber aproveitá-la. Já pensou em quantas oportunidades você já teve de aprofundar o relacionamento com Deus? Se não aproveitou nenhuma delas ainda, está em tempo. Em Jeremias 29.13 diz que “Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.”
 Todo este esforço de Jesus foi para que Nicodemos (no passado) e nós (hoje) pudéssemos perceber que há um amor, que naturalmente podemos até não entender logo de cara  mas que nos permite recomeçar, sem os traumas e as dores causados pelas escolhas que fizemos no passado.
 Esta oportunidade de viver o amor de Deus com intensidade e profundidade nos é apresentada todos os dias, vamos aproveitar? 
 Não perca mais nenhuma chance de estar envolto nesse amor que nos transforma e nos impulsiona a amar!


Shirley Assis
InterColunista ás Quintas

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Necessidade x Desejos



"Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”. - Mateus 7:9-11
Sabemos que Deus nos conhece melhor que nós mesmos né? Até porque Ele que nos criou, formou, sonhou conosco e nos gerou no ventre de nossas mães, porém, é certo também que Ele conhece nossas necessidades, pois Ele é que as gerou dentro de nós. Sim! Ele que colocou em nós a necessidade de comer, beber, dormir, tomar banho (se manter limpo), se relacionar, etc. Por saber disso, Ele supre nossas necessidades dia após dia, já havia parado para pensar sobre isso?
Pois bem, no versículo acima vemos Jesus explicar que se os humanos, sendo maus, podem e dão coisas boas aos seus filhos a quem amam, imagina Deus, que realmente sabe do que precisamos e nos ama com amor infinito? O que Ele queria mostrar para essas pessoas é que elas não deveriam se preocupar com as coisas dessa Terra, pois Deus iria suprir suas necessidades.
“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”. Mateus 6:31-32
Deus conhece suas necessidades e irá supri-las dia após dia!
Agora vamos falar dos desejos!
O que você deseja que esteja fora das suas necessidades? Quais são seus sonhos e ambições? Aonde você quer chegar e o que quer ter? Muitas perguntas né? Mas pense um pouquinho e reflita nos pedidos que você tem feito a Deus sobre aquilo que você deseja para sua vida. Quais pedidos foram atendidos? Os que não foram, porque será que não foram?
Bom, necessidade nunca muda, desde a criação do homem, as necessidades são iguais e permanecerão assim, porém, os desejos mudam de acordo com os anos. Por exemplo, minha avó não tem desejo algum de olhar seu celular, procurar suas redes sociais, assistir seriados (La Casa de Papel é fantástico!), por quê? Por que 1º que nem celular ela tem, 2º que esse desejo vem dos anos 2000 pra cá, ou seja, o desejo mudou de acordo com os anos.
Muitas vezes Deus não atende nossos desejos porque eles não condizem com Sua vontade, não vão nos fazer o bem que nós achamos que vão e também, porque Ele sabe que alguns desejos nos afastarão Dele.
Minha tia Railda uma vez falou o seguinte: “Eu NUNCA deixei de dar o que era necessário para as minhas filhas, porém, o que não era, eu deixei de dar. Nunca faltou alimento na mesa, roupas, cuidado e amor, porém, as vezes, deixei de comprar bolachas, balas e chocolates, não me arrependo do que fiz, pois dei a elas o que era necessário, não o que elas queriam”. Esse exemplo pra mim é perfeito em relação ao versículo de hoje, Deus sempre nos dará o que é necessário para que vivamos bem cuidados.
O que temos que fazer então?
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". – Mateus 6.33-34
Simples né? Boa semana a todos! =)


Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Caráter do vaso de barro





A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
Jeremias 18:1-8


Essa passagem nos mostra como Deus quer que sejamos em sua mãos e como ele quer nos moldar. Os oleiros são conhecidos por terem as mãos cuidadosas e ao mesmo tempo pesadas para moldar o vaso como deseja. A verdade é que ser um vaso nas mãos do Senhor é um verdadeiro desafio e exige humildade e quebrantamento de nossa parte. Se queremos ser usados pelas sua mãos, devemos tirar 3 lições dessa passagem:

1- Reconheça que o Senhor é Deus: "A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras..." . As vezes estamos confortáveis em uma posição e não vemos mais o que Deus deseja fazer e não ouvimos sua voz. Devemos parar o que estamos fazendo e descer de onde estamos, nos humilhando e reconhecendo que Ele é o Deus que nos guia.

2- Reconheça que errou: "Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer...". Se quebrante na presença de Deus. Só assim ele poderá começar a construir novamente seu caráter da forma que lhe apraz. A reconstrução é um processo doloroso as vezes, pois Deus ira retirar alguns excessos e moldar aquilo que está com deformidade. Quando reconhecemos que erramos e nos jogamos nas mãos do oleiro, temos a uma nova oportunidade de reconstrução.

3. Arrependa-se: "Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe...". Parece redundante, mas não é. Muitas pessoas erram, reconhecem o erro mas não se arrependem e isso não funciona no reino de Deus. A bíblia diz que se nós arrependermos Ele é fiel é justo para nós perdoar. Arrependa-se e não deixe que o orgulho te afaste de Deus!

Fiquem na paz de Cristo.


Leandro Moura

InterColunista às Terças

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Efeitos do Quebrantamento de um Povo

Espero que esteja tudo bem com você. Nesse novo período de mensagens no Blog, minha oração é para que através de cada texto, possa ser impactado(a) pela presença de Deus. Para a reflexão de hoje, convido você a abrir sua Bíblia em Neemias 9.1-15. ( leia a passagem primeiro e depois continue a leitura).


A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés, ilumina nosso caminho. Os grandes reavivamentos que lemos em nossa história, foram produzidos pela palavra de Deus. Quando a palavra é lida, explicada, vemos no capítulo 8 de Neemias que o povo se reuniu para ouvir a palavra, trazendo choro pelo pecado e uma alegria vinda de Deus para suas vidas. Existia uma grande fome pela palavra, e sempre que um povo busca direcionamento a partir da palavra de Deus, e se posiciona em obediência, um poderoso reavivamento espiritual acontece.
Ao mergulharmos na palavra de Deus, encontramos no Livro de Neemias ensinamentos profundos, verdades eternas que se entendida e praticada, transformará nossas vidas para sempre. Ao olhar para o Livro de Neemias podemos ressaltar algumas coisas que precisamos aprender:
- Neemias 9. 1-5 Não existirá quebrantamento, se não entendermos quem somos de verdade e o que o Senhor fez pelas nossas vidas. O Caráter da Igreja é representativo. Cristo veio para revelar o Pai, é a imagem do Deus invisível. Assim como representou o Pai, a Igreja representa Cristo. Representamos Ele diante da nossa geração, Somente o que ouvimos, devemos dar a conhecer. Podemos aprender com essa porção, que o Povo jejuou e se cobriu com pano de saco. Podemos tirar preciosas lições com a contrição, quebrantamento e arrependimento desse povo. Se não reconhecermos o nosso pecado, se não entendermos que o Avivamento que buscamos começa com humilhação, choro diante de Deus, não iremos avançar. Quando será que foi a última vez que jejuamos e choramos ? Será que em nós s acha atitude diferente do que da maioria do povo ? Até onde está disposto a ir ? O quanto verdadeiramente deseja ser instrumento de Deus em nossa geração?
- Neemias 9.2 → Aprendemos a preciosa lição sobre obediência. Se aproximar de Deus, se quebrantar na presença de Deus, passa pela decisão de cortar todos os laços que te liga ao velho homem. Cortar todas as pontes que te levam ao pecado. Passa pela importante decisão de se consagrar ao Senhor. Não tem como crescermos, se o flerte com o pecado faz parte das nossas vidas.
- Neemias 9.2 → A palavra de Deus ilumina nossas vidas e revela a verdade. Através da palavra, podemos reconhecer nossos pecados e também pecados dos que nos antecederam. Na dinâmica do Reino de Deus, um sinal de arrependimento é a confissão (Pv 28.13). Existe uma responsabilidade coletiva nossa enquanto nação brasileira, não tem como nos isolar, somos a noiva de Cristo. Precisamos confessar nossos pecados e também do nosso povo. Quando um sofre, fazemos parte desse sofrimento.
- Neemias 9.3 → A palavra de Deus produz quebrantamento. Enquanto homens e mulheres, chamados para brilhar nessa geração, precisamos ler, explicar e aplicar a palavra de Deus, fazendo assim, corações irão se derreter (Ne 8.8-10). Vidas serão transformadas. Somos a única instituição da Terra, que tira pessoas da terra e envia para a eternidade. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Toda a Escritura é inspirada por Deus. Só há um evangelho. Se proclamarmos a palavra, veremos a vida do povo transformada.
- Neemias 9 4-5 → Somente o povo que passa por um genuíno quebrantamento, verdadeiramente poderá exaltar a Deus dignamente. Somente a geração que se humilha diante de Deus, poderá ser restaurada por Ele. Veremos a glória Dele quando nossos corações contritos e quebrantados o Buscar com toda a força, alma,entendimento e coração.
Enfim, sem a vida de Deus, nós não somos nada. Deus toca onde nós precisamos ser tocados. Vivamos todos para Uma só Vontade, a Vontade de Deus, dirigidos pelo Espírito Santo. Deseje queimar, seja incendiado(a). Não tenha medo de se posicionar diante de uma geração que em muitas situações não te compreende, que tenha coragem e ousadia de se levantar e anunciar verdades eternas, anunciar a palavra de Deus.


Que Deus continue abençoando sua vida e família.



Felippe Regis 
  InterColunista 

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ah! A Juventude


Texto: Eclesiastes 12.1
Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”

Quando a gente é criança quer crescer e se tornar adolescente, passando pelos 14 ou 15 anos quer a independência que vem junto com o tão esperado 18tão. Daí em diante a gente vive uma correria pra se adaptar a essa nova fase , cumprir com as responsabilidades que colocam em nossas mãos e ainda tentamos aproveitar a juventude pra se divertir, namorar, fazer amigos, viajar e ainda realizar todos os sonhos que mantemos desde criança...UFA! Parece que o tempo voa e a gente não se dá conta da vida que estamos levando. Não é verdade?
Esse texto de Eclesiastes é como o sinal laranja no trânsito: um alerta!
Eclesiastes, assim como Provérbios, é um livro que nos trás orientações para as práticas diária da vida, tanto pessoal quanto coletiva. Ele fala das ansiedades e preocupações do ser humano mas também indica caminhos para uma vida voltada para o essencial, o relacionamento com Deus como Pai, Criador e Senhor. A História conta aponta que esse livro tenha sido escrito pelo rei Salomão, filho do rei Davi. Salomão era famoso por sua sabedoria, adquirida através da sua relação com Deus e por isso pessoas de toda a parte do Oriente buscavam seus conselhos.
O interessante é que antes desse conselho para ...“lembrar do Criador na juventude...”, o autor diz que devemos fazer o que é bom aos nossos olhos, o que alegra o nosso coração com a ciência de que prestaremos contas dessas coisas ao próprio Deus (confere o capítulo 11, verso 9). E é por isso que eu considero o versículo 1 do capítulo 12( o texto que tá lá no começo) como um alerta! Porque?! Porque a forma que vivemos hoje pode determinar o que será de nossas vidas num futuro próximo.
Quando vivemos apenas na busca daquilo que nos agrada em momentos específicos, precisamos pensar nas consequências que isso pode trazer para nós e para os outros. Acredito que quando Salomão nos alerta a lembrar do Criador na fase mais agitada de nossas vidas é para que quando chegarem os dias da velhice onde o vigor não será mais o mesmo e as forças diminuírem a gente não seja tragado pela tristeza e insatisfação de uma juventude mal aproveitada.
Lembrando do Senhor evitamos decisões precipitadas, não arriscamos colocar os pés em incertezas disfarçadas de coisas concretas, pelo contrário, vivemos cada dia com suas lutas e alegrias na esperança de que o próximo dia será melhor! Nos divertimos com os amigos, os novos e aqueles das antigas, sabendo que estamos marcando nossa história. Cada fotografia é uma viagem no tempo ( eu sugiro que você tenha um álbum de fotografia, mesmo que seja digital).
Lembre-se do Senhor na sua juventude não com o pesar do julgamento/condenação. Seja consciente. Convide-O para ser parte dessa fase tão importante em sua vida e SEJA FELIZ sem medo do amanhã!
Um xeru!

Shirley Assis
InterColunista às Quintas