terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Caráter do vaso de barro





A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
Jeremias 18:1-8


Essa passagem nos mostra como Deus quer que sejamos em sua mãos e como ele quer nos moldar. Os oleiros são conhecidos por terem as mãos cuidadosas e ao mesmo tempo pesadas para moldar o vaso como deseja. A verdade é que ser um vaso nas mãos do Senhor é um verdadeiro desafio e exige humildade e quebrantamento de nossa parte. Se queremos ser usados pelas sua mãos, devemos tirar 3 lições dessa passagem:

1- Reconheça que o Senhor é Deus: "A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras..." . As vezes estamos confortáveis em uma posição e não vemos mais o que Deus deseja fazer e não ouvimos sua voz. Devemos parar o que estamos fazendo e descer de onde estamos, nos humilhando e reconhecendo que Ele é o Deus que nos guia.

2- Reconheça que errou: "Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer...". Se quebrante na presença de Deus. Só assim ele poderá começar a construir novamente seu caráter da forma que lhe apraz. A reconstrução é um processo doloroso as vezes, pois Deus ira retirar alguns excessos e moldar aquilo que está com deformidade. Quando reconhecemos que erramos e nos jogamos nas mãos do oleiro, temos a uma nova oportunidade de reconstrução.

3. Arrependa-se: "Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe...". Parece redundante, mas não é. Muitas pessoas erram, reconhecem o erro mas não se arrependem e isso não funciona no reino de Deus. A bíblia diz que se nós arrependermos Ele é fiel é justo para nós perdoar. Arrependa-se e não deixe que o orgulho te afaste de Deus!

Fiquem na paz de Cristo.


Leandro Moura

InterColunista às Terças

Nenhum comentário:

Postar um comentário