quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ah! A Juventude


Texto: Eclesiastes 12.1
Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”

Quando a gente é criança quer crescer e se tornar adolescente, passando pelos 14 ou 15 anos quer a independência que vem junto com o tão esperado 18tão. Daí em diante a gente vive uma correria pra se adaptar a essa nova fase , cumprir com as responsabilidades que colocam em nossas mãos e ainda tentamos aproveitar a juventude pra se divertir, namorar, fazer amigos, viajar e ainda realizar todos os sonhos que mantemos desde criança...UFA! Parece que o tempo voa e a gente não se dá conta da vida que estamos levando. Não é verdade?
Esse texto de Eclesiastes é como o sinal laranja no trânsito: um alerta!
Eclesiastes, assim como Provérbios, é um livro que nos trás orientações para as práticas diária da vida, tanto pessoal quanto coletiva. Ele fala das ansiedades e preocupações do ser humano mas também indica caminhos para uma vida voltada para o essencial, o relacionamento com Deus como Pai, Criador e Senhor. A História conta aponta que esse livro tenha sido escrito pelo rei Salomão, filho do rei Davi. Salomão era famoso por sua sabedoria, adquirida através da sua relação com Deus e por isso pessoas de toda a parte do Oriente buscavam seus conselhos.
O interessante é que antes desse conselho para ...“lembrar do Criador na juventude...”, o autor diz que devemos fazer o que é bom aos nossos olhos, o que alegra o nosso coração com a ciência de que prestaremos contas dessas coisas ao próprio Deus (confere o capítulo 11, verso 9). E é por isso que eu considero o versículo 1 do capítulo 12( o texto que tá lá no começo) como um alerta! Porque?! Porque a forma que vivemos hoje pode determinar o que será de nossas vidas num futuro próximo.
Quando vivemos apenas na busca daquilo que nos agrada em momentos específicos, precisamos pensar nas consequências que isso pode trazer para nós e para os outros. Acredito que quando Salomão nos alerta a lembrar do Criador na fase mais agitada de nossas vidas é para que quando chegarem os dias da velhice onde o vigor não será mais o mesmo e as forças diminuírem a gente não seja tragado pela tristeza e insatisfação de uma juventude mal aproveitada.
Lembrando do Senhor evitamos decisões precipitadas, não arriscamos colocar os pés em incertezas disfarçadas de coisas concretas, pelo contrário, vivemos cada dia com suas lutas e alegrias na esperança de que o próximo dia será melhor! Nos divertimos com os amigos, os novos e aqueles das antigas, sabendo que estamos marcando nossa história. Cada fotografia é uma viagem no tempo ( eu sugiro que você tenha um álbum de fotografia, mesmo que seja digital).
Lembre-se do Senhor na sua juventude não com o pesar do julgamento/condenação. Seja consciente. Convide-O para ser parte dessa fase tão importante em sua vida e SEJA FELIZ sem medo do amanhã!
Um xeru!

Shirley Assis
InterColunista às Quintas

Nenhum comentário:

Postar um comentário