Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".
Você já percebeu com a bíblia tem uma historia para cada situação que vivemos? E que também ela tem uma resposta para cada desculpa que nós damos? Mas vemos que Deus não se importa com as picuinhas que falamos para não cumprir os propósitos que Ele tem em nossas vidas.
Gideão era um cara que realmente não chamaria a tenção de ninguém. Primeiro porque é notável que ele era uma pessoa insegura e segundo porque pertencia a menor das 12 tribos de Israel. Mas como Deus pega uma pessoa com essas dificuldades e o torna um dos personagens mais importantes da história? Destaco 3 pontos importantes que Deus faz com que uma pessoal improvável se torne um grande instrumento em suas mãos:
- O Senhor nos vê alem do que enxergamos - Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro". Se você reparar no versículo anterior, o anjo do Senhor encontrou Gideão malhando trigo em um tanque de prensar uvas e se perguntar: como Deus vê uma pessoa malhando trigo como um guerreiro? Um guerreiro de verdade faria isso? Então devemos nos lembrar de Jeremias 29:11 onde diz que Ele sabe os pensamentos que tem sobre nós e que são pensamentos de paz e não de mal. Esse pensamento que Deus tem sobre nós faz com que nossa visão se torne como a Dele e nos encoraja a seguir seus planos.
- O Senhor manda você ir com está - O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? ". Como uma pessoa insegura poderia libertar um povo? Com que força? Ás vezes nos perguntamos com que capacidade vamos fazer uma tarefa que Deus delegou e o nosso erro é achar que iremos fazer com a força do nosso braço. Essa força que Deus diz é a sua graça! Veja o que diz 2 Corintios 12: 8-10 "Três vezes roquei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte." É na fraqueza que a glórias de Deus é manifesta e seu nome é glorificado. Vá com medo ou sem medo, pois Ele o manda ir como está!
- O Senhor coloca as pessoas certas ao seu lado - E o Senhor disse a Gideão: "Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou,
anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade". Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.
Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: "Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá".
Assim Gideão levou os homens à beira d’água, e o Senhor lhe disse: "Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber".
O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.
O Senhor disse a Gideão: "Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens". Juízes 7:2-7
Deus não se importante com quantidade. Deus levanta as pessoas certas para nos orientar em momentos de duvidas e de oração em momentos de luta. A palavra diz que onde estiverem 2 ou 3 reunidos em seu nome ali Ele estará. Gideão acreditou naquilo que Deus estava preparando e foi abençoado.
Apesar de sua insegurança, Gideão enfrentou seus medos e ouviu ao Senhor e cumpriu o seu propósito. Não é errado ter medo ou duvida, mas temos que levá-los a Deus e entregar aos seus pés tudo isso que nos prende assim como Gideão fez. Que possamos entender que apesar de nossas imperfeiçoes, Deus quer nos usar assim mesmo pois Ele é o Deus de gente improvável!
Que Deus os abençoe!
Leandro Moura
InterColunista às Terças
Nenhum comentário:
Postar um comentário