quarta-feira, 25 de abril de 2018

Socorro!


"Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pois tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição. Eu te louvarei, ó Deus, meu defensor! Tu és a minha fortaleza, tu és o Deus que me ama." - Salmos 59. 16-17



Você deve estar ai pensando que a época que Davi escreveu esse salmo estava tudo bem, o povo estava calmo, não havia guerras e nem lutas, estava tudo em paz né? Então, na realidade é NÃO! Hahaha Davi escreveu esse salmo quando Saul mandou espiões à sua casa para o matarem... M-A-T-A-R-E-M! Entende o que é isso? Dizer ao Senhor tudo isso quando estão te ameaçando de morte?

É... é ai que identificamos um servo que confia verdadeiramente em Deus.

Hoje quero pensar com vocês algo que me chamou atenção nesse texto e que Deus moveu em meu coração, vamos lá? Bom, lembrando que antes você deve retirar a capa de “sei de tudo” e de seus pré-conceitos e abrir essa cabeçona para outras ideias e formas de pensar ok? Agora sim, vamos lá! :)

Estava lendo o capítulo 59 de Salmos e comecei a perceber que é uma carta/oração que Davi faz a Deus, ele conta tuuuuuuuuuuudo o que está acontecendo, pede ajuda, socorro, fala dos motivos dos espiões estarem lá e blá blá blá... e no final, parei nesses 2 versículos que achei SENSACIONAIS.

Os mesmos geraram em mim uma reflexão interessante.

 Será mesmo que temos confiado nesse Deus que tanto dizemos que amamos e que falamos para as pessoas o quanto Ele é bom o tempo todo?

Quem confia, entrega!

Davi realmente havia entregado sua vida a Deus, ele confiava extremamente no poder de Deus para livrá-lo das mãos dos espiões de Saul e por isso pôde dizer que cantaria em todo tempo e louvaria a esse Deus. Ele entregou seus problemas e aflições nas mãos daquele que poderia solucionar tudo da melhor forma.

 Deus nos ama, isso é fato, porém, acreditamos mesmo nisso? Vivemos esse cuidado, essa proteção, esse carinho que Ele quer e deseja nos dar? Temos experimentado desse amor de Deus para conosco e temos O amado?

Quem ama, entrega!

Davi amava a Deus sobre TODAS as coisas e tinha total consciência do amor de Deus por ele, por isso disse "Tu és o Deus que me ama!". Davi reconheceu esse amor e por conta disso ficou em paz!

 Nas nossas aflições somos capazes de louvar a Deus, pois cremos na provisão que virá Dele? Conseguimos pensar diferente, parar, analisar a situação e orar?

Quem crê, entrega!

Porém eu cantarei a respeito do teu poder“, meewww, esse ‘porém’ já explica tudo, Davi entendeu que por mais complicado que a situação estava parecendo naquele momento, existia um Deus que o livraria das mãos da morte. Ele creu na provisão!

Quero que você pense, assim como eu pensei e estou pensando hahaha, em como está sua vida nas aflições, é... nos momentos de crises, de solidão, momentos em que você só quer um abraço de alguém que te ama de verdade, momentos de perseguição, momentos em que tudo está dando errado ou você não está dando conta das coisas. Pensou?

Então, como você tem reagido frente a esses momentos? Tem sido como Davi que expôs tuuuuuuuuudo a Deus e no final pôde dizer que O adoraria e O louvaria em todo tempo, pois sabia que Ele era seu refúgio, sua fortaleza e que o livraria do mal? Ou tem se esquecido de quem é o seu Deus, de quem você tem crido, de quem te criou, te fez mais que vencedor Nele e de quem sabe qual o melhor caminho para sair do sufoco?

Queridos, hoje é dia de voltar-se para Deus e pedir socorro, pedir ajuda, pedir auxílio e também é dia de louvar a Deus pois temos por certo de que, quem está a frente da batalha é Aquele que já venceu o mundo e luta por nós em todo tempo.

Deus continue abençoando sua vida, te dando paz e inundando seu coração com Seu imenso AMOR!
Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Em que tenho investido meu tempo?

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Eclesiastes 3:1

Alerta: Para melhor compreensão leia o texto até o versículo 11.



Esse texto me remete às etapas da nossa vida, tempo determinado, momento para acontecer. São fases necessárias em nossa vida.
Havendo tempo determinado para todas as coisas, como você tem usado o seu tempo de vida e as etapas para o cumprimento dela? O que você tem feito com o seu tempo? Em que você tem investido seu tempo?
Do versículo 2 ao 8 são apresentadas algumas fases importante da vida junto com as suas mudanças. E como são difíceis essas mudanças de fase. Em algumas nos apegamos de tal forma que não percebemos que já deveríamos ter avançado. Um exemplo disso é a mudança da adolescência para a vida adulta, onde algumas pessoas permanecem um eterno adolescente em vários sentidos e isso pode prejudicar viver as etapas seguintes. Assim como o tempo do plantio e o tempo da colheita: se a pessoa que planta não observa e não cuida do que tem plantado, certamente perderá o tempo da colheita e todo o trabalho vai escorrer entre os dedos e o tempo investido, jogado fora.
 Outra fase que muitos de nós temos dificuldades é o tempo de abraçar e o tempo de afastar-se de abraçar, o abraçar aqui pode ser considerado como envolvimento, e não digo apenas de pessoas mas de planos, projetos, investimentos, coisas que consomem nossas forças e às vezes por orgulho não os deixamos. São situações que nos impedem de avançar e ainda assim não as deixamos e novamente tudo escorre por entre os dedos e nos frustramos quando o resultado não é o esperado e o tempo que perdemos por que não nos afastamos de tais coisas.
Todas as vezes que tentamos viver ou compreender a vida de modo a nos preencher e satisfazer as próprias vontades com aquilo que julgamos ser o ideal e no tempo em que também achamos ser o certo, nos desgastamos de tal forma que  acabamos por esquecer aquilo que foi plantado em nosso coração pelo próprio Deus, a eternidade. Os nossos olhos estão tão focados em outras coisas que não nos lembramos sequer do propósito inicial em nossas vidas. Investimos tempo para tantas outras coisas que não conseguimos lembrar de buscar o que é eterno.
Em Eclesiastes diz que há sim tempo certo para todas as coisas, principalmente para o que é necessário e em Mateus 6.33, Jesus nos orienta a buscar o que é eterno seu reino e sua justiça e as coisas que nos são necessárias serão acrescentadas. E ainda assim buscamos ter todas as coisas que nós julgamos necessárias e nos esquecemos de nos dedicarmos ao que é eterno.
E então eu volto à pergunta do início, em que você tem investido seu tempo? No que é eterno ou no que tem te afastado do Eterno?
Deus plantou a eternidade em nós e providenciou o caminho para que vivêssemos nela, Jesus Cristo, que ressuscitou cumprindo o propósito de nos religar ao que é Eterno.
O convite é que nós possamos refletir em como temos investido nosso tempo no relacionamento com Deus. Que possamos ir cada dia mais profundo e viver plenamente aquilo que ele tem para nós.

Deus continue nos abençoando!

Shirley Assis
InterColunista

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Marta e Maria


Olá, no post de hoje quero falar sobre duas mulheres que contam uma história muito boa e que divide opiniões: Marta e Maria.
Vamos ler Lucas 10.38-42:
E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Marta
Provavelmente a irmã mais velha. O texto mostra que ela quem recebeu Jesus em sua casa. Estava distraída com seus muitos serviços, talvez queria apresentar o melhor dela para Jesus, a melhor comida, o melhor lugar à mesa, o melhor cuidado. Indigna-se porque sua irmã está sentada em vez de ajuda-la a arrumar tudo. Vai até Jesus e pede que Ele repreenda a atitude da irmã.
Maria
Provavelmente a irmã mais nova. O texto mostra que ela assentou-se aos pés de Jesus para ouvir suas palavras. Talvez tivesse antecipado seus afazeres para ter tempo com Jesus, ou talvez tenha deixado de lado pois entendia que Ele era mais importante. Parou para ouvir Jesus. Escolheu a boa parte.

Com quais características das duas irmãs você se assemelha mais?
Por muitas vezes me vejo como Marta, cheia de coisas para fazer, pessoas para ajudar, trabalho, crianças, resultados, atividades, etc. Mas também tenho meus dias de Maria, tipo sábado, que mesmo acordando às 5h30, quero ficar na cama falando com Deus, contando as coisas da vida até 9h.
Vamos trazer para nossos dias essa história e trocar as personagens de Marta, Maria e Jesus. Marta = Pessoa que não vai na Escola dominical porque termina muito perto da hora do almoço; não presta atenção no culto e se demora a terminar, sai correndo porque na segunda feira tem que acordar cedo. Maria = Pessoa que entendeu que as - poucas - horas na Igreja são preciosas, pois o Senhor fala conosco. Jesus = Aquele/a que está ministrando a Palavra do Senhor.
Domingo vamos à Igreja e em vez de sermos como Maria, aquietarmos o nosso coração e nossa mente, deixar as angústias, preocupações e ansiedades de lado para prestarmos Culto (Romanos 12.1) ao nosso Deus, somos mais parecidos com Marta, inquietos, ansiosos, que ocupam a mente com aquilo que teremos que fazer durante a semana, quais os problemas que teremos que resolver na segunda feira e etc.
Jesus diz para nós hoje o mesmo que disse a Marta: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”, troque o nome de Marta pelo seu nome e entenda que Jesus está chamando a sua atenção, Ele quer te ensinar a preciosa lição do PARAR!
Ele diz à Marta, em outras palavras: Marta, pare o que você está fazendo e venha aqui comigo, porque o que você está fazendo, você faz todos os dias, porém, Eu não estarei para sempre com você. Venha sentar aos meus pés, venha se alimentar do alimento eterno, venha conhecer um pouco mais do Reino do Meu Pai”.
Esse é o convite que Jesus faz para mim e para você essa semana.
PARE o que está fazendo, deixe suas preocupações de lado um pouquinho e busque a face Daquele que pode mudar toda sua história!
Boa semana!
                                                                                                          Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

terça-feira, 17 de abril de 2018

Deus ao nosso favor






Se acatarem a minha repreensão, eu darei a vocês um espírito de sabedoria e revelarei a vocês os meus pensamentos.
Provérbios 1:23

     A mente humana é incapaz de entender os mistérios de Deus. Sua lógica vai totalmente na contra mãe da lógica humano nos fazendo pensar muitas vezes que algo está errado. Mas porque nem sempre Deus age em nosso favor?
    Se você olhar um pouco mais pra trás, no verso 28 diz: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." Tudo que Deus faz tem um propósito, nada é em vão. Uma coisas que precisamos entender é que o senso de justiça de Deus não é igual o nosso. Mas quando é que Deus não age em meu favor? Quando seu senso de justiça prevalece sobre o Dele! A partir do momento em que você deixa o pecado do orgulho prevalecer, Deus tira sua mão e deixa que você sofra as consequências de suas atitudes, não porque Ele deixou de amar, mas para que você seja corrigido para voltar ao seu propósito. Em Hebreus 12-6 diz: "pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".
    Somos filhos e por isso somos corrigidos. Deus nos ama a ponto de nem sempre estar ao nosso favor para que não nos desviemos de seus caminhos. Aceite a correção do Senhor e Ele lhe recompensará.
Fiquem na paz de Cristo!

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Recomeço!




Quero te apresentar uma figura na bíblia que poucos falam sobre ele, mas é um exemplo de RECOMEÇO!
Jesus não foi crucificado sozinho. Dois ladrões ocuparam cruzes uma de cada lado dele (Mateus 27:38; Marcos 15:27; João 19:18). A princípio, ambos ridicularizaram Jesus (Marcos 15:29-32). Mas um deles evidentemente mudou de opinião. "Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" - Lucas 23:39-43.
Esse rapaz, o qual não sabemos o nome, nem idade e nem de que família era, tomou uma decisão que MUDOU TODA A SUA VIDA e história. Ele havia cometido um crime, e não deve ter sido pequeno, pois a morte de cruz naquela época, era apenas para crimes horrorosos. Ele sabia que estava ali porque mereceu estar, estava cumprindo sua pena, porém, ao ver Jesus, reconheceu Nele o Salvador, reconheceu Nele a vida eterna, reconheceu Nele a liberdade.
Jesus disse que se lembraria dele ao chegar no céu e creio, com toda a minha pequena fé, que esse rapaz foi salvo para sempre e foi morar no céu com Jesus.
As cruzes foram esvaziadas, Jesus foi o único que ao 3º dia ressuscitou, venceu a morte e declarou sua vitória sobre o mal.
É esse mesmo Jesus que hoje nos convida a um recomeço, você aceita?
Se sim, ore baixinho essa oração:
“Jesus, o mesmo que foi crucificado com aquele rapaz, o mesmo que ressuscitou e o mesmo que pode me salvar também, eu te aceito como meu Senhor e Salvador, muda a minha vida hoje, minha história e meu futuro. Cuida da minha família e dos meus amigos. Eu quero você dentro do meu coração hoje e sempre. Amém!”
Prepare-se para um tempo de recomeço! 

Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Não admire Jesus!









Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus? " Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes".

Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu.
Então Pilatos lhe perguntou: "Você não ouve a acusação que eles estão fazendo contra você? "
Mas Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado.




      Apesar de estranho, prometo explicar da melhor forma para o titulo faça sentido. O pastor Luciano Subirá escreveu um livro chamado " O que farei de Jesus, chamado Cristo?", o mesmo destaca o momento em que Jesus é levado diante de Pilatos e em momento algum procura se defender das acusações que eram feitas e diante dessa postura, Pilatos ficou impressionado e admirou aquele homem. Após essa observação a pergunta que fica é: Como estamos vendo Jesus? Será que estamos vendo Jesus como nosso Senhor e Salvador ou apenas somos simpatizantes e admiradores da sua historia? Pilatos admirou a atitude de Jesus mas isso não foi o suficiente para que seu coração percebesse que o filho de Deus estava na sua frente prestes a ser morto sem ter feito nada. Ser admirador de alguém é como ser um fã e fãs tem relação de amor ódio com seus ídolos.
         Jesus não quer que o vejamos como ídolo, mas como um amigo e caminho para a vida eterna. Se você enxergava Jesus de outro modo, passe a vê-lo como alguém que te ama e que deu a vida por você.

Fiquem na paz de Cristo

Leandro Moura
InterColunista às Terças


quarta-feira, 4 de abril de 2018

Está consumado!




Já parou para refletir sobre essa fala de Jesus na cruz antes de morrer? Já ouvi inúmeras pregações e estudos a respeito da morte de Jesus e sempre é citada essa frase como algo que foi concluído, como se o serviço de Jesus estivesse acabado, porém, no Domingo de Páscoa, a Pastora Maria Aparecida Camargo, minha pastora, falou algo muito interessante e quero compartilhar com vocês o meu entendimento da sua pregação.
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. - João 19:30
Quando Jesus diz “está consumado”, Ele entrega-se a morte, na fé de que o Pai cumpriria seu propósito.
JESUS ESTÁ MORTO!
O que poderia agora, o Filho de Deus fazer por si mesmo? O que poderia o nascido de mulher, alterar em sua vida? O que poderia mudar em sua trajetória àquele a quem João Batista predisse? NADA! Jesus não podia fazer mais nada! Não podia mais curar, libertar, ensinar, tocar, transformar, amar e exortar. Jesus está no túmulo, envolto pelos panos.
Jesus morre na certeza da promessa do Pai. Em nenhum momento Ele duvidou que o Pai O levaria de volta para casa, para o lar e por isso, Ele não temeu a morte, por isso Ele VENCEU a morte!
“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos.E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus CristoPortanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. - 1 Coríntios 15. 19, 20, 54 - 58
No momento em que Jesus diz “Está consumado”, Ele diz a todas as pessoas da face da Terra da época, de agora e do futuro: “Até aqui eu fiz o que cabia a mim, ensinei, amei, perdoei, dei um pouco do céu para vocês, agora está chegada a minha hora, daqui pra frente é com MEU PAI, Ele que vai mostrar do que somos capazes! Que o Espírito Santo esteja com vocês, eu estou indo de volta pra casa, amo vocês, nos vemos em breve!” Aleluia! \o/
E o que o Pai fez?
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si
mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. - Filipenses 2:5-11
Com isso, fica em meu coração que devo fazer como Jesus, ir até onde me cabe ir, fazer o que me cabe fazer, cumprir com Seu querer e Seu propósito, dai em diante é com o Pai! 
Quantas vezes oramos, oramos, oramos e não recebemos o que queremos? Quantas vezes ficamos nos perguntando se é isso mesmo, até quando será assim ou assado?
Orou? Entregou ao Pai? Fez o que tinha que fazer? DESCANSE Nele!
Agora deixa com o Pai!

Bjos
Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

terça-feira, 3 de abril de 2018

Qual seu lugar no banquete?










Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola:

"Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você.
Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante.
Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados.
Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado".



Essa é uma das minha parábolas favoritas, mas não tem tanto destaque devido a a sua localização estar no meio de um capitulo. Nela Jesus nos mostra como um dos princípios mais importante do Reino: Humildade! 
Tire 3 lições importantes dessa parábola e quero mostrar para vocês logo abaixo:


  • Saiba seu lugar - Muitas vezes somos levados pelo nosso ego a achar que merecemos ou que não estamos sendo tratados da devida forma. Jesus disse que o menor na Terra seria o maior no Reino e que passaríamos muitas injustiças nesse mundo. Tenha a humildade de reconhecer o seu lugar no Reino e de saber que você pode crescer em estatura e sabedoria até Deus te colocar no lugar merecido.

  • Você esta sendo observado -  O anfitrião do banquete (Deus) nos observa o tempo todo. E não só ele como as pessoas ao nosso redor estão atentas as nossas atitudes diante de todas as situações. Se nós agimos sem sabedoria e humildade, seremos envergonhados diante dos homens. Pense bem nas suas atitudes.

  • Deus tem um lugar de honra pra você - Aquele que sabe seu lugar e toma as atitudes corretas já tem um lugar de honra guardado no dia do banquete. Deus é fiel e honra aqueles que o obedecem e o servem fielmente. Ele chegara em você e dirá: Venha filho, tenho um lugar especial pra você! Isso mostra o quanto vale a pena servir a Cristo.
    Por mais difícil que seja aceitar algumas situações, que possamos ter fé e consciência de que no final Deus nos recompensará por sermos justos, fieis e humildes.

        Fiquem na paz de Cristo!


Leandro Moura
InterColunista às Terças