sexta-feira, 20 de abril de 2018

Em que tenho investido meu tempo?

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Eclesiastes 3:1

Alerta: Para melhor compreensão leia o texto até o versículo 11.



Esse texto me remete às etapas da nossa vida, tempo determinado, momento para acontecer. São fases necessárias em nossa vida.
Havendo tempo determinado para todas as coisas, como você tem usado o seu tempo de vida e as etapas para o cumprimento dela? O que você tem feito com o seu tempo? Em que você tem investido seu tempo?
Do versículo 2 ao 8 são apresentadas algumas fases importante da vida junto com as suas mudanças. E como são difíceis essas mudanças de fase. Em algumas nos apegamos de tal forma que não percebemos que já deveríamos ter avançado. Um exemplo disso é a mudança da adolescência para a vida adulta, onde algumas pessoas permanecem um eterno adolescente em vários sentidos e isso pode prejudicar viver as etapas seguintes. Assim como o tempo do plantio e o tempo da colheita: se a pessoa que planta não observa e não cuida do que tem plantado, certamente perderá o tempo da colheita e todo o trabalho vai escorrer entre os dedos e o tempo investido, jogado fora.
 Outra fase que muitos de nós temos dificuldades é o tempo de abraçar e o tempo de afastar-se de abraçar, o abraçar aqui pode ser considerado como envolvimento, e não digo apenas de pessoas mas de planos, projetos, investimentos, coisas que consomem nossas forças e às vezes por orgulho não os deixamos. São situações que nos impedem de avançar e ainda assim não as deixamos e novamente tudo escorre por entre os dedos e nos frustramos quando o resultado não é o esperado e o tempo que perdemos por que não nos afastamos de tais coisas.
Todas as vezes que tentamos viver ou compreender a vida de modo a nos preencher e satisfazer as próprias vontades com aquilo que julgamos ser o ideal e no tempo em que também achamos ser o certo, nos desgastamos de tal forma que  acabamos por esquecer aquilo que foi plantado em nosso coração pelo próprio Deus, a eternidade. Os nossos olhos estão tão focados em outras coisas que não nos lembramos sequer do propósito inicial em nossas vidas. Investimos tempo para tantas outras coisas que não conseguimos lembrar de buscar o que é eterno.
Em Eclesiastes diz que há sim tempo certo para todas as coisas, principalmente para o que é necessário e em Mateus 6.33, Jesus nos orienta a buscar o que é eterno seu reino e sua justiça e as coisas que nos são necessárias serão acrescentadas. E ainda assim buscamos ter todas as coisas que nós julgamos necessárias e nos esquecemos de nos dedicarmos ao que é eterno.
E então eu volto à pergunta do início, em que você tem investido seu tempo? No que é eterno ou no que tem te afastado do Eterno?
Deus plantou a eternidade em nós e providenciou o caminho para que vivêssemos nela, Jesus Cristo, que ressuscitou cumprindo o propósito de nos religar ao que é Eterno.
O convite é que nós possamos refletir em como temos investido nosso tempo no relacionamento com Deus. Que possamos ir cada dia mais profundo e viver plenamente aquilo que ele tem para nós.

Deus continue nos abençoando!

Shirley Assis
InterColunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário