quarta-feira, 28 de março de 2018

Entrega!



Hoje vamos falar sobre ENTREGA!

Salmos 37
1 Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos;
2 pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.
Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
6 Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
7 Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.

É muito bom saber que temos um Deus - um Pai - amoroso, amável, bendito e que cuida de nós. Quando nós entregamos nossa vida, nosso caminho e tudo o que temos para esse Pai, Ele então nos leva para onde quer, nos guie e caminha com a gente através do Espírito Santo.
Esse Salmo é muito bonito, porque Davi está falando para que o povo descanse no Senhor por que Ele trará vitória, esperança, paz e tranqüilidade. É muito bom quando você pode deitar e em paz dormir, pois sabe que Deus está cuidando de tudo, não é mesmo?
Mesmo que estejamos com dificuldades, enfrentando uma batalha contra os homens e contra nós mesmos, não podemos esquecer que nosso Pai está conosco e não nos deixará passar por vergonha, humilhação e dificuldades sozinhos. Ele sempre está conosco e tudo é para honrar o Seu nome!
Que você possa agradecer por mais um mês de vida, por dias e dias onde a presença do Senhor te alcança e te faz descansar.

Entrega o teu caminho ao Senhor e confia Nele!
Bjos

Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

terça-feira, 27 de março de 2018

Mude o patamar!









Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "

Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
"Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.



       Sempre que eu lia essa parábola me perguntava: "Porque Jesus foi tão duro com o jovem quando ele o chamou de bom?". Vamos tentar entender primeiro a vida desse jovem. Era rico, nascido em família religiosa, seguia a tradições e não feria os mandamentos da lei. Digamos que é o genro que toda sogra queria ter. Agora que imagine que esse jovem tinha seus 20 anos de idade e tinha tudo o que queria e precisava mas seu coração pedia algo a mais do que bens materiais, mulheres ou dinheiro. Algo que ele não sabia o que era, mas ao encontrar Jesus viu que ele poderia responder a pergunta que poderia mudar sua vida. E agora?
       Quando o jovem chega ao mestre, seu coração está carregado de paixões fúteis e Jesus sendo quem é, já faz a leitura completa. Ao fazer a perguntar, Jesus já manda "Há somente um que é bom". Isso foi um alerta do tipo " Heeyy, tudo isso que está no seu coração não se compara bondade de Deus!". Apesar da dura e do alerta, o jovem ainda não entende e Jesus manda a real "Se você quiser ser perfeito.." e com essa frase, todo o sentido daquilo que o jovem pensava que estava fazendo mudou completamente. 
       Devemos entender que seguir os mandamentos não fará Deus nos amar mais e que não segui-los não fará Ele nos amar menos, mas se quisermos agradá-lo ai teremos que fazer algo diferente. O jovem estava contente apenas com o bom, ou seja, a vida eterna, mas Jesus mostrou que havia algo a mais a ser vivido e lhe mostrou a direção e o que deveria ser feito para preencher aquilo que seu coração precisava, mas não foi o suficiente para fazer com que o jovem quisesse subir seu patamar diante dos olhos de Deus. A pergunta que eu faço é: O que Deus está nos pedindo para que sejamos perfeitos aos seus olhos? Que nós estejamos prontos quando ele disser aquilo que precisamos fazer.

Fiquem na paz de Cristo!

Leandro Moura
InterColunista às Terças

sexta-feira, 23 de março de 2018

A resposta de um clamor



Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor..."
Êxodo 3.7

Você já ouviu um clamor? 
Eu acredito que sim!
Segundo o dicionário, clamor é o efeito de quem clama, grita, protesta, suplica, também pode ser entendido como queixas proferidas em altas vozes. No geral ela acontece em grupos, sejam pequenos ou grandes, mas também pode ser feito individualmente.
Vivemos em tempos de clamores. Por diversos motivos, seja por liberdade, igualdade, justiça... Independente do motivo existe um povo a clamar.
E pensando sobre isso tem um texto que tenho me dedicado a compreender e tenho aprendido muito ultimamente que é Êxodo 3, mais especificamente os primeiros 10 versículos.
O texto retrata o momento em que Deus tem um encontro com Moisés e apresenta a ele um plano de libertação do povo de Israel que estava sob dominação do Egito. O que chama atenção é o diálogo que Deus tem com Moisés onde Ele afirma que vê “o sofrimento e aflição do seu povo... e ouviu o seu clamor”. E a conversa com Moisés foi pra dizer que ele, Moisés, era a resposta de Deus ao clamor daquele povo.
Como escrevi no início, vivemos em tempos de clamores. E quais clamores você tem presenciado ou tem feito?
Quero te dizer duas coisas: a primeira é que existe uma resposta para o seu clamor, mesmo que você considere o pedido impossível. Deus tem visto as lutas e dificuldades que tem passado e a resposta virá.
A segunda coisa é que você pode ser a resposta do clamor de alguém. Como? Sendo uma mão estendida a quem está perdido ou sem saber para onde ir, sendo o ombro que se aproxima do outro apenas para apoiar quando o choro é a única coisa que o outro consegue expressar, usando seus dons, e seus bens também para cuidar do próximo, do necessitado, do aflito.
Assim como Moisés foi preparado pra  responder ao chamado de Deus, todos nós temos a chance de fazer a diferença e levar paz, esperança, força, fé e justiça à sociedade que estamos inseridos.

Seja em que tempo for, seja a reposta do clamor de alguém!


Shirley Assis
InterColunista 

quarta-feira, 21 de março de 2018

Enquanto dorme...



“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele supre aos seus amados enquanto dormem.” - Salmos 127:2

Amo esse versículo pelo simples fato de que AMO dormir =) hehehe E acho um completo absurdo ouvir “Eu não gosto de dormir”, “Dormir pra que? Tenhos mais é que ficar acordado!”. PARE! REFLITA! Como você receberá as bênçãos que o Senhor tem preparado para te dar enquanto você dorme, se você não dormir?
Insônia é algo que não é legal de ser ter, primeiro que não permite que você receba essas bênçãos que fala em Salmos, segundo que se você tem insônia é porque geralmente está preocupado com alguma coisa, pensando sobre como resolver tal assunto ou situação e isso tudo faz com que você não desligue sua mente e por consequência, não te permite dormir. E se dorme, dorme mal, tem pesadelo e afins.


Mas hoje quero falar com vocês a respeito do Fruto do Espírito, que está lá em Galátas 5.22 e 23: “O fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”.
E o que isso tem haver com o sono? Simples, quando você está em uma viagem e confia em quem está dirigindo, você se sente a vontade para descansar e até dormir. Porém, se você não confia, fica esperto, acordado, até cochila, mas não descansa e nem dorme durante a viagem.
Sabermos descansar em Deus, exige de nós mansidão, longanimidade e domínio próprio, até porque, precisaremos abrir mão do ‘volante’ e ir para o banco de trás, descansar e saber que vamos chegar ao destino em segurança e em paz.
Que durante essa semana você possa pensar nas áreas da sua vida que as vezes te tiram o sono, que te tiram a paz, te deixam impaciente e peça que o Espírito Santo tome o ‘volante’ da sua vida e te guie pelo Caminho do Pai.
A Paz!
Nelisa Brito
InterColunista às quartas

quarta-feira, 14 de março de 2018

Necessário ter e ser!

Olá pessoal, como estão?
Hoje quero compartilhar um texto que escrevi em 2012 é que ainda é muito verdade em minha vida!
"O post está para mim, assim como Eva estava para Adão: necessário! Espero que o post esteja para você também, em nome de Jesus que de alguma forma o Espírito Santo invada seu coração e ministre nele aquilo que você precisa receber! (:
Pois bem, tenho sido ministrada sobre uma coisa que sempre dei muito valor, os Amigos!
Tem os que dizem que amigos são aqueles que se pode contar nas pontas dos dedos de 1 mão hehehe, tem os que afirmam que amigos são as pessoas que te conhecem muito bem, ou que sabem dos seus defeitos e mesmo assim continuam do seu lado. Os mais ousados dizem que amigos são anjos enviados por Deus, só que sem asas. Quero te dizer que há amigo que é tudo isso e mais um pouco! Na bíblia vemos em Provérbios 18.24b que Há amigos mais chegados que irmãos!” de fato isso é uma verdade e tenho vivido ela a cada dia.

Quero que você pense agora em todas as pessoas que você considera como amigo... pois bem, responda essas perguntas:
1-       Você colocaria a mão no fogo por ela?
2-      Você seria capaz de ficar sem ter o seu para dar para ela?
3-      Você se sente feliz com a felicidade dela e sente a tristeza quando ela está triste?
4-      Nos momentos que você mais precisou, precisou pedir ajuda ou ela ofereceu o ombro amigo?
Mew, se você respondeu que sim para as 3 primeiras e “ela ofereceu o ombro amigo” na última questão, pode ter certeza que você não tem um amigo... você tem um irmão!

Em Provérbios 17.17 vamos ver que “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” e cara, como é bom saber disso, como é bom saber que Deus envia pessoas para nos ajudar, para estar do nosso lado, para nos abraçar quando palavras já não são suficientes, para nos olhar e apenas com um balançar positivo de cabeça, afirmar que sim, estaremos juntos. Como é bom você pensar que não vai ter jeito, que não vai conseguir, que as dificuldades vão te vencer, que não conseguirá sair do lugar e começa a orar pedindo para Deus que algo te ajude, que algo aconteça e que mude tudo aquilo e do nada, eu disse do N-A-D-A, aparece aquele anjo sem asa, aquela resposta de oração e fala para você: “Amigo, vamos juntos, juntos somos mais fortes, somos melhores, conseguiremos vencer. Conta comigo, estou a sua disposição. Vou orar por você, me colocarei na brecha por você e vou ouvir seu testemunho depois!”. Cara, isso não tem preço!
Hoje quero agradecer a Deus pq em meu caminho e na minha vida, Ele colocou e tem colocado pessoas amigas, pessoas por quem eu colocaria a mão no fogo com a certeza que não queimaria. Pessoas que têm sido boca de Deus para me impulsionar a continuar a caminhada!  
Da mesma forma querido leitor, te desafio a pensar sobre sua vida enquanto amigo, será mesmo que quando seus amigos precisaram de você, você foi amigo ou apenas eles têm sido amigos para com você? Será mesmo que eles podem dar Glória a Deus pela tua vida e tua amizade? Será que eles podem dizer que você é como um irmão que nasceu em meio a angústia? Permita-se ser confrontado por essa palavra assim como eu tenho sido e POSICIONE-SE como aquele amigo que a bíblia relata como mais chegado que um irmão!
No mais, vamos que vamos!
Bjones
Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

terça-feira, 13 de março de 2018

Não volte ao primeiro amor... cresça nele!






Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

    O primeiro amor é muito bom!! Você esta sempre disposto a tudo, não mede esforços e se entrega completamente. Mas com o tempo você vai se esfriando e de repente se vê longe daquilo no qual era apaixonado e logo pensa: "Tenho que voltar ao primeiro amor!".
    Nesta passagem na qual a igreja de Éfeso é repreendida por abandonar as boas obras, nota-se que não se pede para que voltem ao primeiro amor. Mas afinal, o que se quer dizer com isso?
   Quando nos apaixonamos temos um nível de amor, mas com o tempo,conhecimento e convivência o amor aumenta e amadurece e é isso que Deus deseja de nós, amadurecimento no amor. O primeiro amor deve ser uma referencia quando tropeçamos e é isso que ele quer dizer na frase "Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio". Devemos lembrar do nosso inicio de caminhada e usar isso como referencia para retornarmos de onde caímos e crescermos em amor, pois se voltarmos ao primeiro amor todas as vezes, não crescemos e ficamos em um nível raso de maturidade. Que cresçamos em espirito, sabedoria e amor em Jesus Cristo!

Fiquem na paz!


Leandro Moura
InterColunista às Terças




terça-feira, 6 de março de 2018

Pegadas





Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.
Salmos 37:23,24


Por diversas vezes perguntamos a nós mesmos se vale a pena sermos honestos. Vemos pessoas com má índole prosperando e tendo uma vida aparentemente feliz e chegamos a questionar o senso de justiça de Deus em relação a humanidade com frases " O que fiz pra merecer isso?" Ou " Porque não sou desse jeito?".
A verdade é que somos ingratos por natureza e  achamos que prosperidade está ligado somente a dinheiro. O primeiro passo para a prosperidade é o "Sim" de Deus e quando Ele se agrada da conduta, tudo fluirá. A verdadeira prosperidade é aquela em que sabemos a vontade de Deus em nossas vidas e a certeza da sua presença e  chamamos isso de discernimento espiritual. Se olharmos para trás, vemos que Deus deixou pegadas em nossas vidas: uma porta de emprego, um livramento, um relacionamento que não deu certo. Olhando assim, nossa mente é renovada e os olhos espirituais se abrem, nos fazendo enxergar que não estávamos sozinhos e que não temos méritos em nada. Isso faz o amor por Deus crescer e vemos como fomos tolos e como Ele é misericordioso e bondoso.
Fiquem na paz de Cristo !

quinta-feira, 1 de março de 2018

Unidade na diversidade



“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada...”
Romanos 12. 4-6






Uma das coisas que gosto de fazer é montar quebra cabeças. Não é sempre que tenho tempo e até mesmo o quebra-cabeça pra montar. É um brinquedo que me fascina, não só pelo grau de dificuldade que pode ter, mas também pela beleza das imagens que conseguimos ver ao final da montagem.

Fico imaginando Deus montando este enorme quebra-cabeça que chamamos de mundo. Os peixes que se encaixam nas águas, as plantas que fincam suas raízes na terra e crescem para alimentar o ser humano. Tudo isso conectado, mesmo que cada um tenha uma forma diferente, há uma ligação, um elo que os une.

Num quebra-cabeça normal temos partes que são idênticas, outras que são parecidas e muitas outras que são diferentes, mas todas elas tem um objetivo em comum: compor um quadro.

Assim nós, homens e mulheres, com nossas similaridades, diferenças e até mesmo quando somos “idênticos” ( no caso dos gêmeos), temos objetivos comuns, a depender do lugar onde estamos. Saber das nossas diferenças é importante, mas precisamos mesmo é identificar os pontos que nos unem àqueles que estão à nossa volta, para que o resultado das nossas ações seja proveitoso para todos.  E com isso criamos e vivemos a unidade em meio à diversidade.

Que possamos reconhecer o que cada um pode fazer usando seus dons e talentos de forma que contribua para o bem comum no ambiente em que estamos inseridos e que isso seja agradável aos olhos de Deus e útil à todos.

Um xero pra você!


Shirley Assis
InterColunista às Quintas