"E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo."
Nossa vida é feita de fases e para cada uma delas nos comportamos do jeito apropriado para a idade. Primeiro somos crianças onde somos totalmente dependentes de nosso pais (comer, nos vestir, tomar banho), passando para a adolescência que é uma fase de descobertas,indo para a fase adulta onde nos consolidamos e nos estabelecemos na vida profissional e financeira e finalmente a velhice onde compartilhamos toda nossa sabedoria que adquirimos com o tempo. Isso é o normal pois é o ciclo da vida. São fases normais do ciclo da vida na qual não temos opção de escolher ficar ou não.
Nossa vida espiritual funciona da mesma maneira que o ciclo da nossa vida. Nascemos de novo e somos crianças na qual onde começamos
a engatinha na fé. Logo após a adolescência onde fazemos descobertas do evangelho, a fase adulta onde já conseguimos caminhar sozinho e temos uma estabilidade emocional e espiritual e a "velhice" onde temos tamanho conhecimento e intimidade com Cristo que ajudamos outras pessoas com nossas experiencias espirituais. Mas o que isso tem a ver com o que Paulo disse aos Efésios?
Infelizmente é muito comum ver cristãos estagnados na caminhada com Cristo. Vejo muitas pessoas com 10, 15 e até 20 anos de igreja mas que ainda agem como crianças na fé. Já imaginou uma pessoa de 20 anos agindo como uma criança de 5? Seria no minimo ridículo! Há uma grande diferença entre depender de Deus como nosso jardineiro no qual ele nos poda para crescermos e darmos mais frutos (João 15) e depender Dele apenas para coisas que lhe apraz. A fase de criança é até um certo tempo e ela é necessária para darmos os primeiros passos na fé, mas ela não pode ser eterna na qual ainda dependamos de pessoas para passar a mão na cabeça quando erramos ou que ore por nós sempre que temos um problema. Não estou dizendo que você não deva pedir oração, mas que tenhamos um nível de maturidade na qual saibamos que nossas orações são ouvidas e tem poder para mover montanhas.
Ao não caminharmos rumo ao crescimento na fé, acabamos atrasando as bençãos de Deus nas nossas vidas. Deus tem bençãos guardadas para todos nós, mas infelizmente ele não as libera devido a maturidade de seus filhos. Imagina dar um Ferrari para uma criança, como seria? É a mesma coisa conosco e por amor ele não nos deixa desfrutar de coisas maravilhosas que Ele reservou pra nós. O problema não é estar na situação que você esta agora, mas é que esta situação era pra você ter vivido tempos atrás e ja era pra você estar em outro patamar. Veja o que o autor de Hebreus diz:
"Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.
De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal."
Hebreus 5:11-14
De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal."
Hebreus 5:11-14
Deus deseja o nosso crescimento Nele para que possamos ter um relacionamento mais profundo e para que sejamos abençoados. Lembre-se: A criança não pode tocar na herança até que se torne adulta.
Que conheçamos e prossigamos em conhecer mais a Cristo e nos tornemos estáveis na fé!
Deus abençoe!
Leandro Moura
InterColunista às Terças
Nenhum comentário:
Postar um comentário