quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A famosa esperança...


“Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.” Lamentações 3.21-24 NTLH

Esse é o famoso texto “Trazei a memória o que te traz esperança!”, só que em uma versão mais atual hehehe Vamos lá, pense comigo: o que é ter esperança? Em que esperamos? Pra que?
Quero que tente trazer à sua memória acontecimentos ou pessoas do passado que te magoaram, te fizeram chorar, ficar com raiva, murmurar, etc. Ok! Antes que quebre seu pc/celular, quero que pense em momentos e pessoas do passado que te fizeram bem, te deram alegria, amor, apoio, que te incentivaram. Ok! Agora responda – pode deixar seu comentário no final do texto – do que é melhor se recordar, dos acontecimentos bons ou ruins? (sussurro: Momentos boooonnnnssss).
Quando Jeremias escreve esse trecho, ele quer mostrar que não devemos ficar presos ao passado, depressivos, magoados, rancorosos, com o coração peludo, mas, que devemos nos lembrar das coisas, pessoas e momentos bons, que geraram em nós o Amor de Deus, que nos fazem olhar para o futuro com a esperança de que coisas melhores virão.
Em 2017 resolvi fazer um “Pote de Recordação/Gratidão”, onde eu escrevia em pequenos papéis determinadas situações que me fizeram felizes, me tiraram um sorriso, me surpreenderam ou que me ensinaram algo (nesse caso entraram alguns acontecimentos ruins hehehe), enfim, acontecimentos dos quais tirei alguma lição. Durante todo o ano eu escrevi os papéis e guardei no pote. O certo era abrir apenas dia 31/12/2017, porém, fiz desse pote a exemplificação desse versículo e todas as vezes que me sentia fraca, triste, desanimada ou sem esperanças, eu pegava meu pote, sentava na cama ou no chão e lia alguns bilhetes. À medida que eu lia, Deus ia falando comigo, ministrando em meu coração sua Paz, seu Amor, seu Perdão e sua Esperança! Ao ler 3 ou 4 bilhetes, eu chorava, eu ria, eu orava e só conseguia agradecer a Deus por tudo aquilo que Ele estava fazendo em minha vida.
Quando somos levados a refletir em nosso passado, pode ser muito doloroso, porém, é essencial para nosso futuro. Por mais que doa, por mais que soframos, por mais que não gostemos de olhar para nossas férias, serão as cicatrizes que nos mostrarão que somos capazes de ir muito mais além.
Nossa esperança está em Deus, que é o Criador, Senhor e Governador do Universo, e é esse mesmo Deus que renova sobre nós Suas M-I-S-E-R-I-C-Ó-R-D-I-A-S a cada manhã, dia após dia. Sendo assim, vamos parar, vamos olhar para trás e buscar ver as bênçãos que nos aconteceram, os livramentos, os ensinamentos e dar Graças ao Pai por todo cuidado!
Afinal, “O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele”.

Boa semana e faça seu Pote de Recordação/Gratidão! =)
Nelisa Brito
InterColunista às Quartas

Um comentário: