terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Todos temos algo para dar



“Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros, todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". - Lucas 21:1-4

Apesar de curto, esse texto traz um profundo ensinamento a respeito de fidelidade e amor por Deus. Antes vamos destacar pontos importantes:
·         Era uma mulher -  Mulheres na época não recebiam o devido respeito;
·         Era viúva - A única fonte de renda de uma mulher vinha de seu marido;
·         Era pobre - Os pobres da época eram tratados de maneira humilhante.
Agora junte esses três fatores em uma pessoa e imagine o que ela pode oferecer para Deus. Nada? Apenas duas moedas de cobre? Então porque ela chamou tanto a atenção de Jesus mais do que os ricos que depositavam suas ofertas aos montes nos gazofilácios?
Desde aquela época até os dias de hoje, consideramos pessoas que possuem muito dinheiro abençoadas por Deus, mas nem sempre é assim. A palavra de Deus diz em Lucas 6:20: "Bem aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertencem o Reino de Deus.". Jesus não fala aqui da pobreza material como aquela mulher tinha, mas sim da pobreza espiritual. Há evidencia da pobreza daquela mulher era nítida, mas a palavra de Deus diz que o Senhor não vê como o homem, mas vê o coração e isso chamou a atenção de Jesus já que a oferta da viúva foi um quebrantamento diante de todos naquele lugar. Ela poderia usar todas essas desculpas para não dar o seu melhor mas escolheu diante de todos mostrar que não importava a situação que estava, iria dar tudo o que tinha.
Nosso problema é que as vezes achamos que não podemos dar nada pra Deus ou para nosso irmão. Falamos que estamos cansados, deprimidos, tristes, sem dinheiro entre outras coisas, mas, sempre temos algo para dar. Um abraço, um sorriso, uma palavra de aconselhamento ou apenas escutar são ofertas simples de amor igual ao que a viúva deu naquele dia. 
Paulo lembra que, quando estamos fracos, somos fortes e o motivo de os pobres herdarem o Reino de Deus é que eles não estão com o coração preso nas riquezas e prestígios desse mundo. Corações assim como o da viúva são ensináveis e agradáveis a Deus.
Que o nosso coração esteja livre de qualquer apego material e possa estar livre para habitação do Espirito Santo!
Fiquem na paz.
Leandro Moura

InterColunista às Terças

Nenhum comentário:

Postar um comentário